29 maio 2007

Profissão 5198

O acesso à profissão é livre aos maiores de dezoito anos; a escolaridade média está na faixa de quarta a sétima série do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de experiência.

As condições gerais de exercício profissional são: trabalham por conta própria, na rua, em bares, boates, hotéis, porto, rodovias e em garimpos. Atuam em ambientes a céu aberto, fechados e em veículos, em horários irregulares. No exercício de algumas das atividades podem estar expostos à inalação de gases de veículos, a intempéries, a poluição sonora e a discriminação social. Além de riscos de contágios de DST, sofrem maus-tratos, violência de rua e morte.

Competências pessoais complementares são importantes, a exemplo de: demonstrar capacidade de persuasão e expressão gestual, capacidade de realizar fantasias eróticas, agir com honestidade, demonstrar paciência, planejar o futuro, prestar solidariedade aos companheiros, ouvir atentamente (saber ouvir), demonstrar capacidade lúdica, respeitar o silêncio do cliente, demonstrar capacidade de comunicação em língua estrangeira, demonstrar ética profissional, manter sigilo profissional, respeitar código de não cortejar companheiros de colegas de trabalho, proporcionar prazer, cuidar da higiene pessoal, conquistar o cliente, demonstrar sensualidade.

A descrição sumária de suas atividades diárias diz que batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão.

Tocante a formação e experiência pessoal, o exercício profissional requer que os trabalhadores participem de oficinas sobre sexo seguro oferecidas pelas associações da categoria. Outros cursos complementares de formação profissional, como por exemplo, cursos de beleza, de cuidados pessoais, de planejamento do orçamento, bem como cursos profissionalizantes para rendimentos alternativos também são oferecidos pelas associações.

Igualmente importantes são os recursos de trabalho: guarda-roupa de batalha, preservativo masculino e feminino, cartões de visita, documentos de identificação, gel lubrificante à base de água, papel higiênico, lenços umedecidos, acessórios, maquilagem, álcool, telefone celular e agenda.

A profissão 5198 também atende pelos títulos de “profissional do sexo, garota de programa, garoto de programa, meretriz, messalina, michê, mulher da vida, prostituta, puta, quenga, rapariga, trabalhador do sexo, transexual e travesti”.

Todas as informações acima foram extraídas do saite do Ministério do Trabalho e Emprego, mais precisamente na Classificação Brasileira de Ocupações-CBO. São contribuintes do INSS (www.mtecbo.gov.br).

Palavras do Ministério: “A existência de um código e a organização desses profissionais facilita tanto o trabalho dos ministérios (saúde e previdência) como potencializa a eficácia dos programas de disseminação de informações”.

Justo, não? Afinal, dizem que é a profissão mais antiga do mundo!

Nenhum comentário: