23 março 2006

A sociedade doente

“Alguém já pensou no que significa este desemprego concentrado na juventude? É dinamite pura! Desemprego, aliás, que provoca o que os cientistas sociais chamam de “transversalidade”, isto é a experiência com a policia/trabalho/desemprego.”

Foi divulgado esta semana um estudo do Banco Mundial, relativamente ao Brasil, que confirma o que já se sabia, ou melhor, o que se percebia nas relações sociais, no dia-a-dia, nas notícias de jornal, nas filas do desemprego, etc..., isto é, a evidente dificuldade de ascensão social, também denominada de mobilidade social. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE já haviam confirmado o que os brasileiros percebem a cada dia: a desigualdade é a marca da sociedade brasileira.
A mobilidade social – ascender(subir) de uma classe social para outra de nível superior – está diretamente associada à questão educacional e ao desemprego. Embora os notáveis avanços obtidos nos últimos anos, ainda há, entre os mais pobres, dificuldade dos filhos de irem além da formação escolar do pai.
O quadro geral é perturbador porque está diretamente associado à incerteza que recai sobre o futuro da juventude brasileira. Alguém já pensou no que significa este desemprego concentrado na juventude. É dinamite pura! Desemprego, aliás, que provoca o que os cientistas sociais chama de “transversalidade”, isto é a experiência com a policia/trabalho/desemprego.
Somos uma sociedade gravemente doente. Criminalidade, violência e desorganização social são as evidências. Proliferam novas formas de dominação, cristalizam-se novas divisões no espaço das cidades, há um crescimento dos sentimentos de medo e insegurança, a disseminação do tráfico como alternativa atrativa para os jovens pobres, o estímulo de uma “cultura do excesso”, etc...Este é o conjunto de fatores que afetam negativamente a organização social, comprometem e fragilizam o tecido comunitário. Reina e governa a tensão.
Somos uma sociedade enferma. Diariamente, alimentamos conflitos e discriminações assentadas em classes sociais, em questões de gênero, raciais, religiosas, tocante à opção sexual, ao estilo, às idéias regionais, ao comportamento. Já discriminamos as pessoas, inclusi y penales.
is. La Internet es un espacio multicultural.

Es importante que aprendamos a utilizar la red de redes correctamente, porque en ella también se cometen faltas que nos pueden crear problemas jurídicos y penales.

Nenhum comentário: